O minimalismo de Cecilie Manz é o nome do design em 2018

De linhas minimalistas, típicas do estilo escandinavo, a dinamarquesa Cecilie Manz foi eleita a designer do ano de 2018. A escolha partiu da feira de design bianual Maison et Objet que, em anúncio no site, ressaltou o trabalho de Cecilie como inspirador. “Uma nova palavra precisa ser inventada para descrever com precisão o trabalho de Cecilie Manz, uma palavra que evoque calor e minimalismo, dois aspectos eminentemente característicos de seus designs que são tão inspirados quanto inspiracionais”.

Cecilie Manz é a designer de 2018
Cecilie Manz foi eleita a designer do ano de 2018 Foto: Divulgação

A designer começou com os estudos na The Royal Danish Academy of Fine Arts, onde se especializou em móveis e objetos do dia-a-dia. Um semestre fora do país na Universidade de Arte e Design de Helsinki (Finlândia) aumentou a sua consciência sobre as características do design escandinavo. Seu primeiro projeto, intitulado The Ladder – uma escada que funciona como uma cadeira. O outro projeto que deu início a carreira dela foi a lâmpada Caravaggio.

Apesar de ser filha dos ceramistas Bodil e Richard, ela trabalhou pela primeira vez com materiais cerâmicos em uma das mais recentes criações: a coleção LUV para a Duravit, marca de fabricação de produtos para salas de banho.

Cecilie Manz assina coleção LUV
Móvel e cuba da coleção LUV, assinado por Cecilie Manz para a Duravit Foto: Divulgação

Os produtos assinados por Cecilie Manz estão espalhados por todo o mundo. Marcas como Fritz Hansen, a Frederecia Furniture e a Muuto, assim como a LightYears (luminárias), a Kähler (cerâmica); a Bang & Olufsen (áudio), a Holmegaard (cristais) e a Duravit já firmaram parcerias com ela. Algumas de suas criações podem ser encontradas nas coleções permanentes do Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York, e o Designmuseum Danmark (Museu de Design), na Dinamarca, por exemplo.

The Ladder foi o primeiro projeto de Cecilie Manz
O primeiro projeto de Cecilie Manz foi intitulado The Ladder – uma escada que funciona como uma cadeira Foto: Divulgação

O evento

Com mais de duas décadas como o centro das atenções do design, a Maison & objet é considerada referência quando o assunto é revelar talentos. A feira vai promover em Paris, de 19 a 23 de janeiro de 2018, conferências, prêmios e lançamentos de peças assinadas por nomes de peso do setor. As criações prometem apresentar as tendências da decoração de interiores.

Leia também

CASACOR RN 2017 aposta na democratização do design