Atmosphera realiza Seminário sobre jardins do futuro

Com a proposta de valorizar o paisagismo e a troca de conhecimento, a Atmosphera Plantas & Paisagismo realizou o primeiro Seminário de Paisagismo de Pernambuco. Sob a curadoria de Raul Cânovas, o evento reuniu especialistas e profissionais da área em três dias de palestras e visitas guiadas pelo viveiro da Atmosphera.

A edição teve como tema “Semeando o Jardim do Futuro”. O assunto defende um novo olhar sobre os espaços verdes, onde eles deverão desempenhar papel fundamental tanto na estruturação das cidades como na vida dos cidadãos. “O jardim é uma necessidade. É um lugar de acolher as pessoas e oferecer conforto. Não para ser visto. Falar sobre jardim do futuro é pensar em um olhar diferente sobre a função desses ambientes no nosso bem estar”, ressaltou Raul.

Atmosphera convida especialistas para o I Seminário Pernambucano de Paisagismo
O Seminário na Atmosphera reuniu um time de peso, entre eles Alice Izumi, Harri Lorenzi, Marcelo Kozmhinsky, Carol Costa, Paulo Ferreira, Raul Cânovas, Brenda Black, Flávia Nunes, Rodrigo e Bruno, e Gileno Machado Foto: João Pedro

De acordo com Brenda Black e Paulo Ferreira, nomes à frente da Atmosphera, o objetivo do evento é discutir aspectos importantes do paisagismo e levar informação, novidades e soluções para os profissionais do setor. Além disso, Brenda destaca a necessidade de haver mais eventos no eixo Norte e Nordeste. “Esses eventos sempre acontecem no Sul e Sudeste. Porque não promover isso aqui? Nós temos muito para mostrar. É importante apresentar, fazer do Brasil algo unificado e levar conhecimento e energia boa”, disse.

Primeiro dia de Seminário na Atmosphera

O arquiteto paisagista Luiz Vieira iniciou um bate papo sobre Paisagismo Nordestino. Apresentou alguns trabalhos do seu portfólio, com direito a explanação conceitual dos projetos. Ele destacou a importância das peculiaridades do lugar para criar os jardins. “Além do Brasil, fazemos muitos trabalhos fora e cada área tem sua especificação. O Nordeste, por exemplo, tem o clima e a vegetação como diferencial. Bem diferente de qualquer outra região do país. Somando isso a cultura, é preciso pensar no projeto como condicionante de todos essas características”, afirmou.

Luiz Vieira apresentou alguns dos projetos assinados por ele
Na Atmosphera, o arquiteto paisagista Luiz Vieira apresentou alguns dos trabalhos nacionais e internacionais que vem realizando Foto: Divulgação

Também palestraram o engenheiro Gileno Machado e o engenheiro agrônomo Harri LorenziGileno expôs em fotos as várias espécies de Palmeiras e Cicadáceas. Já Harri veio com o tema Minha Vida, Meu Legado, através do conhecimento conquistado com as suas expedições. Apresentou o aplicativo Jardim Fácil, onde o ao citar as características do terreno e o que deseja para o seu jardim, você recebe sugestões de espécies e fornecedores. Também o aplicativo Herbicida Certo, que identifica plantas daninhas e o controle químico.

Durante o I Seminário Pernambucano de Paisagismo, Gileno Machado falou sobre as espécies de palmeiras e cicadáceas
No seminário, Gileno Machado, que é engenheiro e cultivador de palmeiras, deu detalhes de algumas espécies da planta Foto: Divulgação

Segundo dia de Seminário na Atmosphera

O dia começou com Raul e Lorenzi guiando uma aula no viveiro da Atmosphera. Durante o percurso, a dupla destacou a importância da preservação do pau-brasil. Também o de difundir a árvore nas escolas para gerar identificação com as raízes do país. “O halloween é mais falado que o Curupira. Figura folclórica protetora do meio do ambiente. Estamos celebrando algo que não faz parte da nossa cultura e personagens como este não são lembrados. Isso reflete na forma como lidamos com a natureza”, ressaltou Lorenzi.

Harri Lorenzi e Raul Cânovas em aula de campo durante o I Seminário Pernambucano de Paisagismo
No segundo dia de evento, os participantes conheceram o viveiro da Atmosphera durante a aula de campo guiada por Harri Lorenzi e Raul Cânovas Foto: João Pedro

O engenheiro agrônomo Carlos Hanada e o arquiteto paisagista Marcelo Kozmhinsky falaram sobre jardins verticais e telhados verdes. “Há mais ou menos sete anos essas práticas vêm acontecendo no Brasil. Mas é algo que já existe há algum tempo fora do país. Temos muitas paredes e telhados ociosos. Esse tipo de técnica não pára mais, principalmente pelo conforto térmico e acústico que gera”, afirmou Carlos.

Hospital Sírio Libanês aposta em parede vertical
Carlos Hanada esteve à frente da execução da parede vertical do Hospital Sírio Libanês Foto: Divulgação

Sobre os Telhados Verdes, Kozmhinsky deu ênfase à importância que o equipamento tem para a sustentabilidade e a diminuição da temperatura nos grandes centros. No início do ano publicou o livro que leva o mesmo nome da palestra. Tem defendido novas práticas como a captação da água da chuva e a economia de energia. Acredita na mudança do cenário urbano, espalhando o verde entre grandes edifícios.

Marcelo Kozmhinsky destaca os benefícios do telhado verde
Na palestra sobre Telhados Verde, Marcelo Kozmhinsky destaca que A manutenção é feita como a de um jardim convencional. Foto: Divulgação

A jornalista Carol Costa, criadora do site Minhas Plantas, falou sobre a jardinagem e as mídias sociais a favor do paisagismo. Enfatizou como produzir conteúdo e de que forma as novas mídias podem ajudar a difundir boas ideias. “É possível ampliar o número de parceiros través do bom planejamento e de posts bem elaborados”, afirmou.

Livro Minhas Plantas traz conteúdo básico para quem quer entrar no universo da jardinagem
Carol Costa apresentou e autografou seu novo livro Minhas Plantas, jardinagem para todos (até quem mata cactos) para os participantes do seminário na Atmosphera (Foto: Reprodução da Internet/Minhas Plantas)

Terceiro dia de Seminário na Atmosphera

A manhã do último dia foi reservada para a aula em campo no viveiro da Atmosphera. Os empresários Brenda Black e Paulo Ferreira e o paisagista Raul Cânovas dividiram os participantes em três grupos e caminharam pelo espaço destacando espécies e suas peculiaridades. Além disso, o público conferiu as novidades da marca, como o retorno no cultivo de cactos e suculentas.

Atmosphera retoma o cultivo de cactos e suculentas
O viveiro da Atmosphera retoma o cultivo de cactos e suculentas Foto: João Pedro

A tarde, a arquiteta paisagista Alice Izumi trouxe dicas e técnicas de equipamentos para projetos de iluminação nos jardins. Em uma linha cronológica da evolução da luz, ela destacou as próximas apostas. “Hoje, falamos e utilizamos as lâmpadas LED. No entanto, já caminham pesquisas sobre o uso de laser na iluminação”, pontuou.

 

Alice Izumi destacou a importância do projeto de iluminação
Alice Izumi destacou a importância do projeto de iluminação nos jardins Foto: João Pedro

Raul Cânovas ministrou a última palestra. Ressaltou o que seria os jardins do futuro. “Para o futuro, precisamos olhar para trás e analisar nossas raízes e o que já fizemos. Os jardins precisam colocar fim no mal gosto, no artificialismo, nos excessos, na ostentação. O século 21 é dinâmico. Precisamos priorizar a simplicidade e o bem estar”, afirmou.

Raul Cânovas em palestra sobre jardins do futuro
Raul Cânovas ressaltou na palestra que os jardins do futuro precisam ter características da região. Foto: João Pedro

 

O Segundo Seminário de Paisagismo de Pernambuco

O evento, que lotou o auditório do viveiro da Atmosphera, em Igarassu, tem planos para acontecer no próximo ano. “Nós compramos a ideia e nos mobilizamos. Tivemos aceitação dos palestrantes e dos participantes que nos dão força para continuar e dicas para melhorar nas próximas edições que estão por vim”, destaca Paulo.

Confira a programação completa que aconteceu no seminário:

Sexta, 20 de outubro de 2017

  1. Luiz Vieira | Paisagismo Nordestino
  2. Gileno Machado | Palmeiras e cicadáceas
  3. Harri Lorenzi | Minha vida, meu legado

Sábado, 21 de outubro de 2017

  1. Carlos Hanada | Jardins Verticais
  2. Marcelo Kozmhinsky | Telhados Verdes
  3. Carol Costa | Ferramentas de divulgação

Domingo, 22 de outubro de 2017

  1. Alice Izumi | Iluminação com sensibilidade nos Jardins
  2. Raul Cânovas | Semeando o Jardim do Futuro

Confira o vídeo sobre o I Seminário Pernambucano de Paisagismo:

 Leia também:

Como montar jardins em pequenos espaços