CESAR inaugura escola com foco na construção do futuro

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), que já contava com mestrados, especializações e cursos de extensão, lançou a CESAR School com graduação em Ciência da Computação e Design. “Decidimos oferecer graduações para formar profissionais inovadores. Que tenham uma visão empreendedora de negócios digitais e sejam capazes de fomentar e executar projetos que tragam mudanças relevantes para a sociedade”, conta o superintendente da instituição, Sergio Cavalcante.

A CESAR School chega ao mercado oferecendo dois cursos de graduação, Ciência da Computação e  Design, voltados aos problemas da sociedade (Foto: Alcione Ferreira)

As aulas seguirão a metodologia de Aprendizagem Baseado em Problemas (PBL), que é uma proposta educacional empreendedora e inovadora. Prepara os estudantes para o mercado. Na primeira semana, os alunos serão levados para conhecerem os problemas reais do mundo. Para isso, irão a hospitais, estações de ônibus e metrô e caminharão pelas ruas. Aproximam-se das necessidades reais da população e de como devem trabalhar para desenvolverem soluções. O curso de design, por exemplo, não é de produto, nem de moda. Ele vai pensar em soluções novas para resolver determinados problemas com ações aliadas a tecnologia.

As aulas seguirão a metodologia de Aprendizagem Baseado em Problemas (PBL) que prepara os estudantes para os problemas apresentados no mercado (Foto: Alcione Ferreira)

“Observamos que no mercado todos os cursos de computação e design oferecem bons conteúdos técnicos. Sentíamos falta de uma graduação que possa formar um profissional mais completo no sentido de um líder empreendedor que trabalhe com inovação. Que possa ao final do curso, criar o seu próprio empreendimento, uma startup, transformando-se em um provocador de novas ideias dentro de uma empresa”, explica o Executivo-Chefe da CESAR School, Felipe Furtado.

Os alunos dos diferentes cursos da CESAR School irão trabalhar integrados nos quatro anos de duração das graduações (Foto: Alcione Ferreira)

Novos cursos já estão sendo pensados para a área de administração e mercado. A CESAR School teve 50 vagas autorizadas pelo MEC para cada curso, mas optou por restringir para 32, Assim é possível proporcionar uma integração entre essas graduações. “Eles irão trabalhar juntos durante os quatro anos do curso. Aqui o aluno já entra fazendo parte do conjunto e em algum momento ele poderá estagiar no CESAR. E também em todo o ecossistema de inovação que temos no Porto Digital”, conta Felipe. O CESAR faz parte do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos de inovação do Brasil, composto por mais de 200 empresas.

Processo seletivo do CESAR School:

As inscrições para a primeira turma já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 24 de novembro de 2017, através do site: www.osabduzidos.com.br .

As inscrições para os cursos da CESAR School já estão abertas (Foto: Alcione Ferreira)
  • No primeiro momento o candidato irá preencher um formulário com dados pessoais e acadêmicos.
  • Os interessados serão contactados pela Comissão do Processo Seletivo para a confirmação da inscrição.
  • Serão avisados sobre a próxima etapa do processo: Mapeamento de Competências
  • No Mapeamento de Competências terá duas avaliações: Raciocínio Lógico e Redação.
  • A terceira etapa será o Desafio, que busca identificar as habilidades dos candidatos quanto a resolução de problemas, criatividade, engajamento, trabalho em equipe e liderança.
  • No Desafio será aplicado uma autoavaliação através de formulário online e os participantes irão conhecer toda a estrutura do CESAR.
  • Os aprovados passarão por uma última avaliação: uma entrevista para identificar as características pessoais ligadas às liderança, inovação e empreendedorismo.
  • A lista com os nomes dos aprovados será divulgada por email.
  • As aulas iniciarão no dia 19 de fevereiro de 2018.

CESAR School