Le Royal Meridien traz novo olhar sobre arquitetura em Dubai

Em uma cidade de superlativos como Dubai, nos Emirados Árabes, a sofisticação e modernidade são ferramentas essenciais de inspiração no que diz respeito a “arquitetura do futuro”. Sob essa ótica, esbanjando contemporaneidade e conforto em uma das paisagens mais bonitas do globo terrestre, o Le Royal Meridien Beach Resort & SPA, foi totalmente reformulado dentro dos moldes ousados da arquitetura em Dubai.

Elementos como mármore, paineis de madeira e concreto predominam em todos os ambientes do Le Royal Meridien, em Dubai – Foto Birgitte Godski

O projeto, vencedor da categoria Interior Design Of the Year: Hotels, do Commercial Interior Design Awards (CID) 2017 – cuja cerimônia foi realizada no último dia 13 –  é da LW Design. Ele também foi vencedor da categoria ‘Best Hotel Interior’ no Arabian Property Awards 2017-2018, um dos prêmios mais importantes do mercado de arquitetura em Dubai e no mundo, no início deste ano.

“Esse prêmio tem extrema importância para a LW pois representa o reconhecimento do trabalho de muitos anos em design de hotéis e resorts. Fazer a renovação de um hotel do nível e importância que o Le Royal Meridien tem, em Dubai e, na região, foi um desafio muito grande e nosso time deu o melhor de si para que o resultado fosse um projeto de extrema expressividade. ”, comentou a design director architecture, Cristina Wakamatsu, responsável pelo escritório da LW Design, em São Paulo.

“Tudo foi pensado com base na história da arquitetura em Dubai, sua formação urbana e a sua natureza. Pensamos em dar uma cara nova ao Le Royal Meridien que possuía um estilo mais clássico há mais de 10 anos”, explicou Cristina. Com um Lobby espaçoso e arejado, o projeto priorizou a iluminação natural, valorizando a bela vista das praias e das águas incrivelmente azuis do golfo pérsico. As maravilhas naturais de Dubai, inclusive, podem ser contempladas em cada ponto do design de interiores do empreendimento.

Todo projeto do Le Royal Meridien foi feito em alusão as praias do golfo pérsico – Foto: Birgitte Godski

Cores neutras e com essência marítima, madeira e pedra cinza, além de tons leves de amarelo e verde, compõem e enfeitam a decoração da entrada junto de algumas ‘ilhas’ com sofás, poltronas e pufes, dispostas em tapetes com estampas que imitam os mapas das ruas e riachos da cidade, permitindo que os hóspedes se acomodem da melhor forma possível.

O Hub do Le Royal Meridien possui pequenas ilhas com sofás e poltronas para propocionarem conforto aos hóspedes – Foto: Birgitte Godski

Obras de arte fascinantes também fazem parte do projeto, como o ‘Airwave’, que se tornou um ponto de referência no meio do Lobby. “Essa é a principal peça de design do projeto. A Airwave, é a réplica de uma embarcação muito tradicional em Dubai, utilizada para a pesca. Nós convidamos o artista britânico David Begbie, que reproduziu a embarcação em malha de aço”, afirmou Cristina Wakamatsu.

O artista britânico David Begbie reproduziu em malha de aço uma típica embarcação utilizada em Dubai – Foto: Equipe do Hotel

O Lounge, por sua vez, dispõe de livros de arte, cultura e história, e de um bar localizado no nível do mezanino, que permite uma visão privilegiada dos jardins e praias do hotel, se tornando um ambiente relaxante e ideal para casais e famílias.

Sobre a LW Design

Com sede em Dubai, a LW Design possui escritórios em Hong Kong, Londres e São Paulo. Referência mundial em arquitetura e design de alto padrão no segmento de hotelaria e residencial, a LW Design possui em seu portfólio mais de 100 hotéis, bares e restaurantes – alguns deles considerados os melhores do mundo.