EPA Talk 2.0 apresenta o mercado com foco no empreendedorismo

Reunindo mais de 500 pessoas, o EPA Talk 2.0, que aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro, no Hotel Golden Tulip, em Boa Viagem, trouxe para a Capital grandes nomes do mercado da Arquitetura, contando com profissionais nacional e internacionalmente conhecidos.

Lucila Turqueto fala sobre marketing digital para o mercado de arquitetura e  design de interiores.
Lucila Turqueto fala sobre marketing digital para o mercado de arquitetura e design de interiores.

O encontro discutiu a arquitetura, o design e a decoração, com ponto de vista no empreendedorismo e criatividade, mostrando novas oportunidades de crescimento no mercado, além, claro, de contar com a troca de experiências.  “Acompanho desde a primeira edição, que aconteceu em Caruaru, e tem sido incrível. A gente conhece experiências que não vamos ver na faculdade, o que nos enriquece de conteúdo, principalmente prático e criativo”, avaliou a estudante do 4º período de arquitetura, Giovana Costa. “Além de sair do meio acadêmico e conhecer a dinâmica de um grande escritório, essa é a oportunidade de conhecermos pessoalmente grandes nomes desse segmento”, completa Hugo Cassimiro, que está já na etapa final do curso.

As palestras iniciaram com Lucila Turqueto, editora e fundadora do blog Casa de Valentina e criadora do projeto Marketing Decor. Lucila compartilhou experiências nos mais diversos canais de comunicação online, além de ferramentas de interação com o cliente e dicas sobre o marketing digital, com foco em arquitetos e designers. O evento teve continuidade com nomes como Carlos Carvalho, do Studio Ro+Ca , a lighting designer, Jamile Tormann, Lourenço Gimenes, do FGMF Arquitetos, o arquiteto Henrique Steyer, Thiago Monteiro, fundador da MaxPlural e hoje idealizador da Haut, que chega ao mercado com ideias inovadoras, apresentando uma proposta nova à cidade em relação ao “novo jeito de morar”, tendo como inspiração os principais mercados mundiais e, a grande aposta do evento, o arquiteto Arthur Casas, que possui reconhecimento dentro e fora do país, sendo o responsável por conquistar diversos prêmios através do seu trabalho.

O arquiteo Arthur Casas, um dos grandes destaques do evento.
Casas destacou a importância do design, apresentando projetos harmônicos entre a área externa e interna.

Ícone da arquitetura mundial, Casas apresentou seus principais projetos, mostrando um pouco da sua relação com a arquitetura e interiores, através da utilização de espaços harmônicos e limpos. “Em tudo o que eu desenvolvo, existe uma grande relação entre a área interna e externa. Não é possível separar a arquitetura do design, pois um é complemento do outro. É um casamento”, enfatiza. Sobre o seu reconhecimento dentro e fora do país, ele afirma que, na criação de ambientes, de moradias, o brasileiro naturalmente ganha destaque em qualquer outro lugar, graças ao bom gosto e qualidade. “Nem todo mundo sabe projetar casas, por isso eu considero que o meu processo de internacionalização foi algo natural”, conclui.

Mais EPA

O arquiteto Filipo Madeira, que está à frente da realização do Expo EPA, promete muitas novidades para o próximo encontro. “Estamos preparando uma programação recheada de boas ideias, com foco, sempre, nas principais tendências do mercado. Enquanto não anunciamos a programação definitiva, diversos trabalhos estão sendo preparados para os próximos meses”, finaliza, dando destaque ao workshop com a arquiteta e digital influencer Carol Cantelli, que vai estar presente nos dias 17 e 19 de outubro, nas cidades de João Pessoa e Recife, respectivamente.