Confira o projeto de arquitetura criado para o Kaffe

Na edição impressa da #SIM104 contamos a história do Kaffe Torrefação e Treinamento, que fica localizado na zona sul do Recife. O espaço arrojado foi projetado pelo escritório Amaral Tenório + Arquitetos, de Rafael Amaral Tenório, que conta agora, como foi pensada a criação do ambiente. “Por ser um local de experiência sensorial, o projeto teria que preencher várias lacunas. A arquitetura era uma delas, assim como a iluminação, o próprio cheiro que tem que tá lá dentro e que preenche lacunas para que não brigue com o cheiro do café. Foi tudo pensado para ser um ambiente que atendesse todas as necessidades dos clientes”, conta Amaral.

No lugar, há espaço para o processo de torrefação do café, degustação, curso e cafeteria (Foto: Lucas Oliveira).

Chama a atenção a unidade da parede com o efeito de concreto aparente, que ainda tem uma pegada retrô, com o ladrilho, luminárias e cadeiras. “O projeto descolado passa uma sensação de que as coisas inseridas por lá são por acaso, como se tivessem sido jogadas, mas na prática toda essa sensação é fruto de muito pensamento e trabalho para que o projeto transmitisse essa ideia de maneira correta”, explica o arquiteto, que emenda e detalha ainda mais o projeto, “No Kaffe partimos de uma proposta brutalista, queríamos que toda a instalação fosse aparente, com a pegada do concreto aparente e  que ao mesmo tempo mostrasse a questão do calor com o piso em madeira, fazendo um equilíbrio entre tons escuros com cores vivas . No Kaffe o desafio foi deixar isso tudo muito equilibrado para que o grande astro fosse o café” .

Destaque para a iluminação criada no espaço (Foto: Lucas Oliveira).

No lugar, há espaço para o processo de torrefação do café, degustação, curso e cafeteria, e a preocupação do escritório de arquitetura era trabalhar para que nenhuma dessas ações tivessem seu espaço diminuído. “ A ideia foi fazer um ambiente para ser desfrutado. É como se o projeto de arquitetura enfatizasse ou até mesmo tornasse melhor a experiência com o café dentro do ambiente. Queríamos extrapolar a experiência do usuário. Fomos muito felizes na divisão que fizemos e tá sendo um sucesso, as pessoas estão gostando bastante do que foi construído por lá e principalmente de estarem lá. Buscávamos contrastes, queríamos transmitir essas texturas, revestimentos diferentes, provocando uma sensação de descoberta de sabores, como o café promove” .

Um espaço arrojado criado por Rafael Amaral Tenório (Foto: Lucas Oliveira).

Uma das características mais marcantes marcantes nos projetos de Amaral Tenório + Arquitetos é o uso de cores fortes que aquecem e dão ainda mais vida aos ambientes. “ Em todos os projetos usamos cores, o segredo de não enjoar é não ter uma cor só, não ter um protagonista. Fazemos com que as cores se equilibrem dentro do ambiente e naturalmente se encaixem e sejam preenchidas também com os objetos de decoração”. Por lá, o amarelo conversa com o marrom, cinza e bege.

Detalhe da cafeteria (Foto: Lucas Oliveira).

Destaque também para a iluminação pensada para o lugar, “ A grande sacada é ser uma extensão da questão sensorial, não existe luz geral, a única luz que que está desfocada e que é um pouco mais ampla está dentro da estação de trabalho do café. Mas para todo o público que fica ali, luzes indiretas iluminam não o local que o usuário está, e sim, embelezam ou chamam a atenção de algum ponto que queríamos que aparecesse mais ou menos. A luz é feita para destacar e não para trazer luz em excesso ou tornar o ambiente muito claro, porque ninguém relaxa em um lugar assim”.

 

Serviço:
Amaral Tenório + Arquitetos
Fone: (81) 991727431
rafael@amaraltenorio.com.br