Fortaleza ganha Museu da Fotografia

Foto: Divulgação

A capital cearense ganha mais um equipamento de valorização cultural e artística. Instalado no bairro Varjota, Fortaleza ganha o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) que apresenta ao público acervos fotográficos da coleção Paula e Silvio Frota. O prédio, reformado pelo arquiteto Marcus Novais e aberto em março, foi inaugurado com exposições que apresentam conjuntos selecionados pelo curador Ivo Mesquita dos trabalhos e fotógrafos representados na coleção que dispõe de mais de duas mil imagens.

A foto de Chico Albuquerque

São fotos históricas, fotorreportagens, arquivos fotográficos, cineclubismo, retratos, paisagens, crônicas visuais – assim como a diversidades de autores entre brasileiros e estrangeiros, que cobrem um amplo espectro da história da fotografia. As imagens ficam dispostas nos três andares do prédio, sendo que no primeiro pavimento as mostras são temporárias e acontecem a cada semestre. Para a primeira exposição deste espaço, a aposta do curador foi na temática cidades, tema que articula diversos grupos de fotografias que representam ou evocam a cidade, sua topografia, a vida no espaço urbano, lugares e personagens, arquitetura e história.

Menina afegã, de Steve Mccurry.

Dentre as características do acervo, há um conjunto significativo de imagens de crianças ou referentes à infância e ao imaginário infantil. A coleção traz ainda imagens sobre o Nordeste e o Norte do Brasil que narrado por autores originários ou não das regiões. O Nordeste visto pelas figuras de Chico Albuquerque, José Medeiros, Pierre Verger, assim como por contemporâneos como Jean Manzon e Marcel Gautherot. Além das imagens em outras exposições do museu, o fotógrafo Chico Albuquerque tem uma sala especial, abrindo as celebrações do seu primeiro centenário, com uma seleção de imagens de seu trabalho como fotógrafo de cena para Orson Welles, no filme É tudo verdade (It is all true), em 1942.

A bela foto de Sebastião Salgado

Diante do papel social que se propõe, o Museu, que é um projeto idealizado pelo empresário Silvio Frota, se expande a além de um espaço expositivo e promove atividades educativas e de divulgação de novos talentos, com oficinas e workshops para artistas, estudantes e educadores – feitos em parceria com as Secretaria de Cultura do estado e Secretaria de Educação do município –, além de cursos e visitas guiadas para a terceira idade. “O museu é um ganho não só para o Estado que passa a contar com mais um equipamento cultural. Ele chega para valorizar ainda mais a fotografia e a história a cerca da imagem lançando discussões que vão desde o olhar fotográfico as questões sociais em que se insere”, destaca a coordenadora geral do Museu, Fernanda Oliveira.

 

Museu da Fotografia Fortaleza
Rua Frederico Borges, 545, Varjota, Fortaleza – CE
Abertura ao público: 11 de março de 2017
Visitação: de quarta a domingo, das 12h às 17h