Arte com Sandra Moura na CasaCor SP 2017

Em celebração aos seus 30 anos de arquitetura, Sandra Moura assina pela primeira vez um espaço na CasaCor SP 2017. Para criar uma atmosfera que envolve arquitetura, design e botânica, a profissional desenvolveu um espaço de 100 m² de atravessamentos conceituais. Os três elementos se unem para criar um lugar de habitação com arte.

Estúdio do Artista da CasaCor SP 2017 por Sandra Moura
Para CasaCor SP, Sandra Moura apostou nos elementos vazados que percorre todo o espaço (Foto: Marco Antonio).

O Estúdio do Artista homenageia o artista plástico paraibano José Rufino. Ele é conhecido por suas obras memorialísticas, sociais e políticas e une o regionalismo com contemporaneidade. Um espaço atemporal, com as características da vida e obra de Rufino. Sandra Moura mergulhou em pesquisas de materiais específicos: plantas raras, móveis e objetos de design especial, rochas, estruturas metálicas e texturas. “O estúdio é uma residência artística, uma casa fora de casa, um módulo avançado para viver e soltar o pensamento criativo”, afirma a arquiteta.

Detalhe do Estúdio do Artista da CasaCor SP 2017
A Mata Atlântica invade o estúdio da CasaCor SP através de um grande painel fotográfico (Foto: Marco Antonio)

O elemento de design mais simbólico no estúdio da CasaCor SP é a grande estrutura metálica e vazada. A arquiteta a desenhou para percorrer todo o espaço, que se transforma em estante, vitrine ou cabide, passando pelo hall, copa, quarto e reaparecendo no terraço. As plantas, uma das maiores paixões de Rufino, foram cuidadosamente pesquisadas. Na área externa, destaque para o sofá que se compõe de várias formas, design de Alain Blatché para Saccaro.

Cozinha contemporânea do Estúdio do Arista da CasaCor SP 2017
A atmosfera contemporânea do artista José Rufino está presente no ambiente em sua homenagem na CasaCor SP (Foto: Marco Antonio)

Em uma das paredes, um enorme painel fotográfico, de 7 m x 2,50 m, rompe os limites do estúdio. Transporta-se o olhar para o que se vê do ateliê paraibano de Rufino, uma reserva de Mata Atlântica. A mata trazida de lá pela fotografia, cria um jogo de transmutação de lugares. Uma mágica, onde arquitetura e arte provocam sonhos na CasaCor SP.

 

CasaCor SP 2017 | Estúdio do Artista

  • De 23 de maio a 23 de julho de 2017
  • Jockey Club – Av. Lineu de Paula Machado, 1075 – Jardim Everest, São Paulo

Sandra Moura Arquitetura