Massala: delícias e aconchego nas Graças

Somando a estética antiga de um casarão secular, localizado na rua Joaquim Nabuco, no bairro das Graças, a uma nova concepção de alimentação saudável, o Grupo Verdfrut abre as portas do restaurante e cafeteria Massala, estabelecimentos que apostam na oferta de opções de saladas e massas, cafés, drinks especiais e salgados que harmonizam com a bebida. Com a proposta de oferecer refeição rápida, mas que não igualasse a arquitetura de um fast food ou self service, o projeto de ambientação, assinado pelo arquiteto Kléber Carvalho, partiu da essência do aconchego e do acesso fácil à comida.

Diante de uma propriedade em ruínas, foram feitos trabalhos de restauro na fachada e em algumas paredes do local. “Não existia mais o miolo da casa e nem uma cor característica da construção. Foram feitos vários estudos para interferir no patrimônio de acordo com as leis e a história e morfologia do prédio na rua, já que ele faz parte da simbologia do lugar. A partir disso, resolvemos utilizar o corpo central para diferenciar o restaurante dos espaços dos cafés, que ficaram nas varandas”, explica Kléber.

Ao entrar no restaurante, o visitante se depara com um pé direito alto em um espaço bastante iluminado. Ao fundo, os balcões deixam à vista todas as opções de acompanhamentos para montar os pratos ao gosto do cliente. “Nas paredes, adesivamos um grande papel preto com figuras e palavras positivas e sugestivas em textura de giz. No meio, colocamos um espelho com TVs que apresentam as opções de refeição”, pontua o arquiteto. As mesas, feitas de madeira de demolição combinadas a uma base de vidro, ganham iluminação pontual, cadeiras coloridas e sofás largos para gerar conforto.

Toda a decoração é feita com peças de artesanato pernambucano expostos em objetos de madeira, como caixotes e estantes, e itens de jardinagem. “A ideia é remeter a cultura local e a sustentabilidade, apostando em itens de reaproveitamento”, destaca Kléber.

Massala Massas & Saladas
Rua Joaquim Nabuco, 636, Graças
Telefone: (81) 3037-5773