Museu apresenta Casa Bordada

Mostra expõe trabalhos de bordadeiras (Foto: Divulgação)

A Casa Museu do Objeto Brasileiro abrirá, no próximo dia 10, a exposição A Casa Bordada. A mostra abre espaço para bordados feitos à mão por mestres bordadeiras e bordadeiros dos 27 Estados brasileiros e foi idealizada pela diretora geral do museu, Renata Mellão. As peças e objetos foram pesquisados e selecionados por Renato Imbroisi, curador do evento.

O projeto de montagem reproduz a estrutura de uma casa, com paredes, portas, janelas, cômodos, divisórias, toda feita em tecidos bordados. É uma casa construída com pano, agulha e linha. São 60 participantes – entre grupos, cooperativas, associações e artesãos individuais –, autores das mais de 200 peças que estarão expostas. É um levantamento inédito do bordado brasileiro, técnica trazida por colonizadores e imigrantes, que adquiriu feições, usos e costumes nacionais, ao mesmo tempo semelhantes e distintos entre si.

Organizados por Renato Imbroisi e A CASA museu, serão realizados cursos, rodas de conversa, palestras e seminário sobre o bordado e assuntos relacionados, como criação, moda, design, artesanato têxtil, mercado, entre outros. Haverá ainda a rodada de negócios, ou seja, a Feira Bordada, com venda de peças e objetos bordados pelos artesãos participantes durante um fim de semana. Mas todas as peças que compõem a exposição estarão à venda desde a inauguração, sendo entregues aos compradores na ocasião da demolição da A Casa Bordada – ou seja, desmontagem da exposição, em agosto.

 

 

Exposição A Casa Bordada
Abertura: 10 de maio de 2017, das 19hs às 22hs
Período de permanência: 11 de maio a 13 de agosto de 2017
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h30
Onde: A CASA museu do objeto brasileiro
Av. Pedroso de Morais, 1216, Pinheiros, São Paulo, SP
www.acasa.org.br