Califórnia é ícone da arquitetura moderna

Com 15 pavimentos, o projeto do edifício Califórnia era voltado inicialmente para o uso habitacional, onde haveria cerca de 70 apartamentos de um a três quartos, três andares destinados a um cine teatro, sete lojas, restaurante e terraço jardim. No entanto, a ideia foi reformulada para atender uma demanda que desejava imóveis de veraneio.

“O projeto passou a ser de moradias pequenas, no estilo kitnet ou flat, para serem usados em períodos curtos e que estivesse abastecido por opções de serviços para se tornar um prédio autossuficiente, um característica que permite que se faça tudo a pé”, explica o arquiteto Marco Antônio Borsoi. “Mas, no ponto de vista social, por um tempo, ele ficou estigmatizado por ter sido apropriado por prostitutas e homossexuais que atraíram o preconceito da sociedade. Hoje em dia, o prédio perdeu mais essa referência pela população estar mais aberta a grupos diferentes”, afirma.

Edificações que se propõem de uso misto, como o Califórnia, são um dos elementos mais marcantes de projetos modernistas por atrelar o conceito de racionalismo e funcionalismo. Além dessa característica, é possível destacar em construções desse estilo a aposta em formas geométricas definidas, falta de ornamentação – com a própria obra considerada um ornamento na paisagem-, separação entre estrutura e vedação, uso de pilotis para que haja espaço sob o edifício, a troca de janelas tradicionais por largas cortinas de vidro, integração do paisagismo e as artes plásticas espelhadas com o uso de painéis de azulejo decorados, murais e esculturas.

Para o Marco Antônio, a proposta de movimentar a área através de opções que estimulem a arte vai dar vitalidade ao entorno e atrair recifenses de outros bairros. “A orla já é ponto de encontro entre jovens e moradores da arte, com todas essas novidades o edifício vai unir diferentes classes e pensamentos de uma forma harmônica com uma grande concentração de pessoas ligadas a arte”.

Leia mais:

Edifício Califórnia vive novo momento

Café Borsoi e DV Arquitetos com endereço no Califórnia