BEI Editora lança Bancos Indígenas do Brasil

Uma exposição na SP-Arte, no último sábado, 8, marcou o lançamento do livro Bancos Indígenas do Brasil, através da BEĨ Editora. Escrito com a colaboração da designer Claudia Moreira Salles, do artista plástico Sergio Fingermann, a curadora e consultora de design Giovanna Massoni (de Bruxelas), e Cristiana Barreto, arqueóloga da Universidade de São Paulo, o livro é uma obra de referência essencial sobre uma das mais importantes manifestações da cultura tradicional brasileira. Dando sequência ao lançamento, a editora realiza na tarde desta segunda-feira, às 17h, uma conversa dos artistas Kanari Kuikuro e Mayawari Mehinaku – autores de diversas peças presentes no livro – com Baba Vacaro. O evento acontece em parceria com a Dpot Objeto, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1250.

A coleção BEĨ de bancos indígenas do Brasil abrange peças de mais de 26 etnias e 32 artistas, do alto e baixo Xingu, sul da Amazônia/Centro-Oeste, norte do Pará, Guianas e noroeste amazônico. São mais de 200 bancos de madeira representando animais da fauna brasileira; outros em formato de bancos convencionais, decorados com grafismos ou entalhes. Em todos os casos, equilibram aspectos simbólicos, utilitários e decorativos, espelhando o universo cultural e a cosmologia das etnias que os fabricam.

Para Mayawari, os bancos indígenas são repletos de arte brasileira, dos principais artefatos do povo Menhinaku e símbolos da arte indígena do Brasil. Opinião reforçada por Kanari. “Desde nossos antepassados, nosso trabalho é uma arte. Meu avô me ensinou, e estou levando adiante até agora todo esse aprendizado”, diz.

Sergio Fingermann ressalta a potência criativa dos trabalhos. “A coleção evidencia um interesse que vai muito além da antropologia. Para os artistas e os amantes da beleza, estas peças revelam uma potência criativa, com um olhar para a natureza, para o que os cerca, com invenção, síntese formal, lirismo”, pontua.

 

 

Livro Bancos Indígenas do Brasil – 1ª Edição

Edição trilíngue | Português, inglês e francês
19 x 24 cm | 352 páginas | 247 imagens
ISBN | 978-85-7850-106-8
Preço de capa | R$ 90,00