“Grafite – Labirintos do Olhar”: livro reúne três cidades e sua produção de arte urbana

A capa do livro "Grafite - Labirintos do Olhar" (Foto: divulgação).
A capa do livro “Grafite – Labirintos do Olhar” (Foto: divulgação).

O fotógrafo Eduardo Longman e a jornalista Gabriela Longman vem trabalhando desde 2014 para criar a obra “Grafite – labirintos do olhar”, livro que reúne três cidades e sua produção de arte urbana. A publicação é bilíngue, e é resultado de incursões dos autores, que são pai e filha pelas ruas de São Paulo, Nova York e Berlim.

“Este livro procura situar o grafite nem no céu, nem no inferno, mas procura exaltar algumas de suas qualidades, especialmente o ideal de liberdade, risco e experimentação envolvidos […]. Não é apenas um livro de fotografia ainda que as fotos extrapolem, e muito, o registro documental . Não é um diário de viagem, não é um catálogo artístico e não é uma reportagem ainda que essas categorias estejam misturadas aqui e ali, assim como os grafites se misturam tantas vezes entre cartazes, tapumes e telhados”, escreveu Gabriela na introdução da obra.

O lançamento acontece em várias etapas. A primeira delas será no dia 7 de abril, com uma palestra dentro dos Talks da Arte! Brasileiros durante a SP-Arte. Lá os autores participam de uma mesa com Nelson Brissac e Baixo Ribeiro, da galeria Choque Cultural. Com um capítulo dedicado a cada uma das cidades, o livro tem design criado pela Bloco Gráfico, capa impressa em serigrafia e uma combinação de papéis que remete à sinalização urbana.

Serviço:

Palestra | Talks da Arte! Brasileiros
Participantes | Eduardo Longman, Gabriela Longman, Baixo Ribeiro (Choque Cultural) e Nelson Brissac Peixoto.
07.04.17 | 16h-18h30
Local | Auditório do Pavilhão da Bienal, primeiro subsolo, Parque Ibirapuera, portão 3, Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Estacionamento no Parque com Zona Azul.
Entrada gratuita

Lançamento do livro|
07.04.17 | 19h
Local | Lounge SP-Arte, piso térreo, Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, portão 3, Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Estacionamento no Parque com Zona Azul.
Entrada gratuita para os participantes da palestra.
Desconto de 50% na entrada da SP-Arte para quem apresentar o convite