Evoé marca a nova fase da Amparo 60

O mês de março marca uma nova fase para a Amparo 60. A galeria, que permaneceu por anos no imóvel na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, formaliza a partir do sábado (25) uma parceria que promete movimentar o cenário de arte da cidade: a revitalização do icônico edifício Califórnia onde a galerista Lúcia Santos, junto a outros empreendedores, ocupam as sobrelojas do histórico local para para dar uma nova vida cultural ao espaço.

Foto: Lucas Oliveira
Lúcia Santos e parte do casting da Amparo 60. Todos animados com o novo endereço. Foto: Lucas Oliveira

E nada mais justo que a inauguração aconteça com a abertura de uma exposição. Evoé, o grito de evocação que expressa entusiasmo, exaltação e intensa alegria, será nome da coletiva que une todos os 35 artistas do casting da galeria: Alex Flemming, Alice Vinagre, Amanda Melo da Mota, Bárbara Wagner e Benjamin de Búrca, Bruno Faria, Bruno Viera, Bruno Vilela, Carlos Mélo, Célio Braga, Cristiano Lenhardt, Delson Uchôa, Fernando Augusto, Francisco Baccaro, Gil Vicente, Gilvan Barreto, Hildebrando de Castro, Isabela Stampanoni, José Patrício, José Paulo, José Rufino, Juliana Notari, Kilian Glasner, Lourival Cuquinha, Luiz Hermano, Marcelo Silveira, Marcelo Solá, Márcio Almeida, Mariannita Luzzati, Martinho Patrício, Paulo Bruscky, Paulo Meira, Ramonn Vieitez, Rodolfo Mesquita, Rodrigo Braga e Vanderlei Lopes.

A curadoria foi feita pelo artista Douglas de Freitas. Ele explica que o conceito geral da exposição é comemorar a nova fase da galeria unindo a exaltação das características da cidade. “Procurei também trazer obras que representassem a essência dos artistas. Foi desafiador, pois neste caso tivemos muitos e tivemos que conciliar todos os trabalhos com os espaços, ter um conceito estruturado para termos uma montagem que desse conta de destacar todos os trabalhos e simbolizar a produção dos artistas”, conta.

Para Lúcia, a ida da Amparo para o Califórnia vai permitir um diálogo maior com o público. “A galeria é um espaço comercial, mas principalmente é um lugar cultural na cidade. É um espaço inspirador que precisa ser visitado como um museu, por exemplo. No edifício, por ser mais aberto, ter portas em vidros que convidam as pessoas, além de estar próximo a praia, acredito que irá atrair mais”, destaca a galerista que também ressaltou a ligação emocional com o prédio. “O Califórnia é um projeto do meu padastro, Acácio Gil Borsoi, e acredito que ele me acompanhou durante essa jornadas e que esteja muito feliz com tudo isso que está acontecendo. Afinal, a ideia original era movimentar este lugar com serviços que valorizassem a cidade e o morador do prédio”, ressalta.

Foto: Lucas Oliveira
O novo espaço tem uma iluminação natural e um pé direito que valorizam muito as obras expostas. Foto: Lucas Oliveira

HOMENAGEM
O pintor pernambucano Rodolfo Mesquista, falecido em fevereiro de 2016 e que fazia parte do casting da galeria, será homenageado na mostra. Durante o vernissage, o artista Paulo Bruscky vai apresentar a performance Arteatro onde passeará pelo espaço com uma grande faixa de tecido.

Exposição Evoé – Galeria Amparo 60 Califórnia
>  Abertura 25 de março de 2017, a partir das 17h – Só para convidados
Visitação de 27 de março a 26 de maio de 2017

> Funcionamento da Galeria:
Terça a sexta, das 10h às 19h; Sábados das 11h às 17h.

> Rua Artur Muniz, 82. Primeiro andar, salas 13/14, Boa Viagem, Recife – PE