Da gênese ao apocalipse

Após sete anos sem participar de uma exposição individual, o artista plástico Tiago Amorim volta com a mostra “Da gênese ao apocalipse” que traz a visão do multiartista pernambucano sobre a origem do mundo e as previsões para o seu fim. Tendo como curador Laurindo Pontes e Raul Córdula assinando o texto de abertura, a expo abre nesta terça-feira (14), na Arte Plural Galeria (APG), no bairro do Recife.

De acordo Tiago, os novos trabalhos têm viés político, social, teosófico e religioso, para mostrar o que ele entende como o caminho do paraíso ao caos que estará à vista em suas tradicionais cerâmicas de anjos – que simbolizam a eternidade –, animais, figuras e as recém-batizadas “Capi-Raimundas”, mistura de mulher e capivara, que, segundo ele, vem para fortalecer as forças cósmicas que estão presentes no universo.

Em “Da gênese ao apocalipse”, ele apresenta a série “Mata, Agreste e Sertão”, uma trilogia de telas de 80 x 60 cm, que traduz o momento de “desintegração dos homens com a natureza”. Outro destaque é a réplica do premiado mural “Do Paraíso do Caos”, de 4,5x 1,22, um tríptico que dá nome à exposição e prenuncia o momento de profundas revelações que a humanidade está vivendo.

O artista –
Tiago Amorim nasceu Sebastião Wilson Ferreira de Amorim na cidade de Limoeiro (Agreste de Pernambuco) no dia 9 de janeiro de 1943. Ainda criança, veio para Olinda, cidade que escolheu para viver e é onde trabalha até os dias atuais como pintor, desenhista, escultor e principalmente ceramista. Sua ligação com o barro e com a arte de Tracunhaém dá forma a figuras cuja concepção é única. Participou de diversas exposições e recebeu vários prêmios de reconhecimento ao seu trabalho.

VEJA MAIS INFORMAÇÕES NO VÍDEO:


 

Mostra “Da gênese ao apocalipse”, de Tiago Amorim

Na Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife)
Vernissage: 14 de março, às 19h (para convidados)
Aberta ao público de 15 de março a 27 de maio – terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, das 16h às 20h;
Entrada franca. Informações: 3424.4431