APA comemora Dia do Arquiteto

 Foto: Lucas Oliveira
Foto: Lucas Oliveira

Em comemoração ao Dia do Arquiteto, celebrado no último dia 15 de dezembro, a Associação Pernambucana de Arquitetos (APA) reuniu os associados no restaurante Kisu, no RioMar Shopping. Na ocasião, também foi festejado um ano de atuação da entidade, que é a primeira no Brasil e tem como propósito fortalecer o mercado da arquitetura no Estado integrando a categoria, modernizando os escritórios e aperfeiçoando a relação entre profissional e cliente. “Nosso objetivo principal é valorizar o profissional e fazer com que as pessoas enxerguem o arquiteto pela importância que ele tem dentro da sociedade”, pontua a conselheira Dani Guimarães.

De acordo com o presidente, o arquiteto Rafael Tenório Amaral, as ações de expansão realizadas pela APA em 2016, com visitas da presidência e diretoria em cidades de Pernambuco e estados próximos, continuará no próximo ano. “Os esforços serão os mesmos. Tanto de interiorizar como de expandir em outros estados. Foi um ano muito difícil onde tivemos que comprar muitas brigas e quebrar paradigmas, mas é o momento de muita felicidade por estarmos colhendo os resultados com a Associação que vem sendo extremamente reconhecida pelos seus atos e representatividade”, afirma. “A gente discute inclusive mudar de Associação Pernambucana de Arquitetos para Associação de Profissionais de Arquitetura para que nós não represente apenas Pernambuco, uma vez que estamos dando um espécie de consultorias para outros estados e ajudando a se organizar enquanto associação, afinal a demanda da gente é a mesma que a deles”.

Para a conselheira Dani Paes Barreto, o setor da arquitetura e urbanismo neste ano pode se reinventar, principalmente quando o assunto é criatividade e sustentabilidade nos negócios. “O arquiteto passou a pensar mais em soluções e a viabilidade possibilidades mais em conta tornando o projeto mais acessível sem perder a qualidade do trabalho, e a ideia é que essa prática continue nos próximos anos”, afirma. “Vamos continuar promovendo palestras, prestando consultoria e realizando atividades que fortaleça a profissão”, completa.

A APA organizará no começo de 2017 um momento para apresentar aos associados todas os eventos previstos para o ano.