Marcelo Kozmhinsky lança livro sobre Telhados Verdes

Foto: Lucas Oliveira
Foto: Lucas Oliveira

A iniciativa ainda é tímida, mas os projetos que apostam na aplicação de telhados verdes já começam a chamar a atenção de arquitetos, construtores e a população em geral. Duas dessas aplicações – a do prédio Information Technology Business Center (ITBC), no bairro do Recife, e do Bar Central, em Santo Amaro -, ambas projetadas pelo paisagista Marcelo Kozmhinsky, foram o ponto crucial para o desenvolvimento do livro “Telhados Verdes: Uma iniciativa sustentável”, produção fruto de uma disciplina de Gestão Ambiental, do mestrado de Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE) realizado pelo paisagista.

De acordo com Kozmhinsky, o objetivo da obra é agregar e compartilhar conhecimento na pretensão de desmistificar as dificuldades que muitos acreditam ter na aplicação do telhado verde. “O livro não é uma produção cientifica acadêmica. A ideia é que as pessoas em geral possam entender um pouco mais sobre o que é um telhado verde e pôr fim a insegurança que muitos têm. A proposta é afirmar que esta é uma iniciante importante para melhorar, entre outros pontos, a temperatura do ambiente, a poluição visual e atmosférica, a reduzir as ilhas de calor e ter mais um espaço para a fauna e flora”. destaca o paisagista. Toda a produção do livro durou um ano e, além de Kozmhinsky, também participaram da obra a ecóloga Sara Pinheiro e a professora da UFRPE Soraya Giovanetti.

O foco do trabalho será no telhado verde do ITBC onde serão levantados dados em relação a qualidade ambiental ressaltando itens como umidade do ar, evapotranspiração e temperatura. “A ideia é pensar neste modelo e replicar nas edificações que não previam telhados verdes, pois as novas, por conta da Lei (legislação municipal de número 18.112), já vão prever, no entanto as antigas não. A proposta é comprovar que é possível ter projetos desse tipo”, explica pontuando que um prédio com telhado verde pode oferecer um conforto térmico de quatro a seis graus em relação ao seu entorno.

O livro será lançando no próximo dia 17, na loja Florense de Recife, localizada no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana. O evento, marcado para acontecer às 19h, terá uma apresentação do tema e um momento para autógrafos.

Lançamento – Telhados Verdes: Uma iniciativa sustentável
Acontece na Florense Recife – Av. Eng. Domingos Ferreira, 4242 – Boa Viagem
No dia 17 de novembro, às 19h