Exposição virtual de fotografia

Uma reflexão sobre a cidade do Recife, sua percepção e uso através de imagens é o objetivo da exposição virtual “Recifes: vestígios de antigos olhares fotográficos sobre a cidade contemporânea”, que irá ao ar a partir do dia 12 de maio através do site http://www.recifevestigios.com. A obra, de autoria do fotógrafo Roberto Ramos, foi realizada graças ao incentivo do Funcultura. O lançamento do site acontece no dia 11 de maio, às 19h, no Museu da Cidade do Recife/ Forte das Cinco Pontas.

Para realizar o trabalho, Ramos contou com o apoio do Museu da Cidade do Recife, que cedeu as imagens com curadoria do historiador Sandro Vasconcelos, responsável pelo departamento de pesquisa do equipamento. O critério de escolha compreendeu 50 imagens realizadas entre as décadas de 1900 a 1960 que trazem o Recife como tema central da imagem para, posteriormente, terem seus cenários revisitados por Roberto Ramos, tendo como ‘âncoras temporais’ monumentos, igrejas, etc. Os cliques atuais, por sua vez, foram, realizados entre junho de 2015 e março de 2016.

O objetivo do trabalho é promover uma reflexão através da iconografia urbana entre dois momentos históricos da capital pernambucana, oferecendo um diálogo e evidenciando as transformações na apreensão de sentido espaço e tempo. “Procurei revisitar as imagens com as novas fotos produzidas do mesmo ângulo e com a captação mais aproximada possível da mesma luz”, ressalta Ramos. O site será lançado com 20 imagens e, mensalmente, será alimentado com seis fotografias. O endereço eletrônico irá ficar no ar durante um ano.

Lançamento terá debate – Para marcar o lançamento da exposição, Roberto media um debate sobre Espaços Urbanos. Na mesa, estarão o historiador Sandro Vasconcelos, a diretora do museu, Betânia Corrêa, e o consultor do Observatório do Recife, Marcelo Negromonte.

Serviço:
Recifes: vestígios de antigos olhares fotográficos sobre a cidade contemporânea
Lançamento de exposição virtual e debate sobre Espaços Urbanos
Quando: 11 de maio (quarta)
Onde: Museu da Cidade do Recife/ Forte das Cinco Pontas
Horário – 19h
Autor do projeto – Fotógrafo Roberto Ramos