Ramonn Vieitez em exposição no Recife

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em continuação a exposição homônima apresentada em junho do ano passado na Galeria Portas Vila Secas, no Rio de Janeiro, o artista pernambucano Ramonn Vieitez fará sua terceira mostra individual no Recife. Assim (Enjoy the silence) vai apresentar cerca de 20 telas selecionadas pelo curador Bernardo Mosqueira, com a proposta de levar para fora de Pernambuco a produção contemporânea realizada no estado.

A seleção das peças partiu da identificação de dois grupos de obras significativos onde ambos envolviam figuras masculinas e jovens. Para a mostra o curador optou pelo plano em que os personagens estão em situações de risco, violência e mistério. O grupo lança ao espectador o desafio da interpretação, que fica livre para buscar e perceber a identidade emergente de cada obra. Nove telas têm dimensões iguais e trazem um personagem mascarado. Cada um deles traz uma máscara distinta, que esconde e revela, ao mesmo tempo. As outras sete peças mantêm o clima de mistério em situações diversas, mas também pouco reveladoras.

Segundo Ramonn Vieitez, algumas imagens são duras e denotam muita violência, fato que pode afastar algumas pessoas. Porém, isso não incomoda o artista que se justifica fazendo uso do pensamento de Marcel Duchamp que afirmava que seu objetivo era libertar a arte da necessidade de agradar aos olhos.

No vernissage, que acontece no próximo dia 13 de abril, às 19h, na Galeria Massangana, do Museu do Homem do Nordeste, também será lançado um vídeo sobre o artista realizado pelo coletivo Surto & Deslumbramento, falando um pouco do seu processo de trabalho.

Assim (enjoy the silence) – Ramonn Vieitez
Galeria Massangana, Museu do Homem do Nordeste – Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife-PE.
Abertura 13 de abril de 2016, às 19h
Visitação de 14 de abril a 22 de maio de 2016. De terça a sexta, das 8h30 às 17h | Sábados e Domingos, das 14h às 18h.
Informações: 30736340