Parque Capibaribe inicia com atividades

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O INCITI/UFPE – Pesquisa e Inovação para as Cidades, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – promove um evento recheado de atividades no Parque Capibaribe no domingo (10). A ideia é atrair para conhecer a área e celebrar o marco inicial do projeto, que está com sua primeira obra lançada: o Jardim do Baobá. Localizada entre as ruas Madre Loyola e Antônio Celso Uchôa Cavalcanti, no bairro das Graças, o trecho tem 3.800 m² e será um espaço de lazer, com balanços, mesa comunitária, bancos, terraços gramados, passeios e ciclovia.

Entre as atividades, a ONG Arte de Viver vai realizar, a partir das 9h, um momento de meditação e yoga. Para rechear o dia com outros tipos de exercícios, os organizadores convidam a população a ocupar a área e estimular outros tipos de práticas como piquenique, roda de som e até debates e oficinas. “É um evento de experimentação do espaço. Um dia para a população conhecer o local e entender ações no projeto que já tem as obras previstas para o final de abril”, destaca o paisagista Luiz Veira, um dos colaboradores do projeto Parque Capibaribe.

Conheça o Parque

Tombada como Patrimônio do Recife desde 1988, uma árvore centenária da espécie Baobá é o principal atrativo deste trecho do Parque Capibaribe. São 15 metros de altura, copa com dez metros de diâmetro e tronco de cinco metros de diâmetro.

Entre os equipamentos idealizados para o local, três balanços duplos, que abrigará duas pessoas simultaneamente e poderá ser utilizado tanto por crianças quanto por adultos, uma mesa comunitária, que terá 10 metros de comprimento para uso compartilhado, além de um pequeno píer flutuante, que vai possibilitar a atracação de pequenas embarcações, foram projetados para o local.

A ordem de serviço, que representa um investimento de R$ 1,5 milhão, para as obras do Jardim do Baobá foi assinada no dia 30 de março. Os recursos são oriundos de parceria entre a Prefeitura do Recife e o Real Hospital Português. O prazo para conclusão das obras é de cinco meses.

Marco Inicial do Parque Capibaribe
Quando: Neste domingo, 10 de abril a partir das 9h
Onde: No Jardim do Baobá, atrás da Estação Ponte D’uchoa e do restaurante Papa-Capim (Recife-PE)
Quanto: Entrada franca, claro!