# BRAZIL S/A – Adolini+Simonini

Cheias de referências no universo do design, arquitetura e arte, São Paulo e Milão se tornaram palco para as peças de estilo contemporâneo do brasileiro Daniel Simonini e do italiano Niccoló Adolini, nomes que nos últimos anos tem conquistado espaço nos dois países e, entre 7 e 11 de abril marcam na Brazil S/A. Para a mostra, a dupla aposta em uma coleção que utiliza materiais e formatos pouco explorados no Brasil: as pias Wide, criação feita em cerâmica somada a uma estrutura em madeira que dá sustentação a cuba.

A união da dupla começou em 2011, quando trabalhavam no escritório de Rodolfo Dordoni, na capital italiana. Com a boa desenvoltura e a aceitação do público pelo que criavam, eles decidiram que o momento era propício para lançar novos saltos e abrir o próprio negócio.

São quatro anos de funcionamento do Adolini+Simonini, escritório que a cerca de dois anos possui endereço nos dois países. “Nossos projetos e perspectivas estavam aumentando e dando certo, então quis trazer o nosso trabalho para o meu país e enriquecer o setor de design nacional com nossas criações”, destaca Daniel.

Ligadas as duas culturas, as peças assinadas pelos designers sofrem forte influência das peculiaridades artísticas de seus países. Para Daniel, esse mix torna as criações bastante singulares. “Mesmo sendo brasileiro, passei oito anos em Milão estudando e trabalhando na área por isso tenho referências italianas muito fortes. Além disso, desenvolvemos os objetos juntos. O projeto até pode iniciar individualmente no papel, mas quando vai para o computador os dois deixam seus traços e a peça acaba sendo um balanço entre as nacionalidades”, pontua.

Com muitas criações projetadas em madeira e metal, os designers frisam que não existe uma regra de preferência, já que muitas vezes as peças se adaptam as características da produção da empresa e clientes. “Usamos muito estofados e tecidos também, porém não ficamos presos a um paradigma. Temos uma luminária com uma versão em plástico e outra em metal e as linhas em cerâmica, por exemplo. O escritório tem um mix muito grande de materiais e a intenção usar outros tipos e incluir novas tecnologias”, afirma Daniel.

Para manter a dinâmica de trabalho, os sócios se falam diariamente por mecanismos online e entre duas ou três vezes por ano se encontram em Milão para analisar os resultados e planejar novas proposta. “Os projetos são feitos remotamente, mas nosso contato é cotidiano, o que é muito importante para o caminhar das atividades. Costumo dizer que nossa sociedade se tornou um relacionamento a distância que deu certo”.

Adolini+Simonini

Na Itáli
+39 339 3218779
Cso.Garibaldi 93, 20131/Milano/Italia.

No Brasil
+55 11 9 5552 8899
R. Alexandre Dumas 544, 04717 000/São Paulo/Brasil.