Fabio Lombardo cria a cadeira Farfalla para Acierno

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Acierno, galeria com 50 anos de história que coloca sob o mesmo teto móveis de design italiano, acessórios para casa, moda, gastronomia e arte, apresenta a Farfalla, móvel híbrido assinado pelo arquiteto, artista plástico e fotógrafo Fabio Lombardo, de Veneza. Versátil, a peça reúne as funções de um aparador e de uma mesa de apoio ou de jogo, graças a uma estrutura delicada e minimalista, em madeira maciça, mas ao mesmo tempo robusta e funcional.

Farfalla é fruto de vinte anos de desenvolvimento. A primeira idéia surgiu em 1995, da vontade de redesenhar as clássicas mesas de apoio inglesas de cancela, em chave minimalista. Após inúmeras reflexões e redesenhos, o primeiro protótipo foi apresentado em 2006 no Salone del Mobile di Milano por Acierno; mas é só em 2015, com o encontro entre o design italiano e as madeiras brasileiras, que a Farfalla assumiu sua forma atual, onde a combinação entre madeiras mais leves e mais robustas é o segredo de sua leveza e estabilidade.

Em italiano Farfalla significa borboleta: uma referência ao movimento de suas partes articuladas, que se movimentam como asas, mas também ao vôo de liberdade do projeto que se soltou dos vínculos clássicos da cancela graças à versatilidade das matérias-primas amazônicas.

Aberta como mesa de apoio, Farfalla mede 80 x 80 x 73h cm; fechada como aparador, 80 x 26 x 73h cm. O tampo, realizado em madeira Marupá 100% maciça, recebe laca fosca nas opções de cor cinza escuro, branco gelo, pistacchio ou vermelho; a estrutura dos pés é realizada em Tauarí 100% maciça. Como em todos os móveis Acierno, as madeiras são provenientes de manejo sustentável em Rondônia, de fornecedores auditados presencialmente e frequentemente pela equipe Acierno.