Flores para colorir sua primavera

Hoje, às 5h20 da manhã, o Brasil entrou na primavera. É uma estação de transição entre o friozinho do inverno – no Nordeste, o friozinho pode ser trocado por temperaturas mais amenas – e o calorão do verão. Apesar das temperaturas elevadas, que variam de acordo com a região, a primavera traz um certo ar de renovação, colorindo, se abrindo para um novo cenário. Para comemorar a data a SIM! convidou Tita de Paula, colunista da revista, paisagista e designer floral, para escolher uma flor que represente a estação mais cheirosa e colorida do ano. Para florir nosso portal e levar a cor e a suavidade desses vegetais também para sua casa, Tita escolheu a flor Primavera.

“O nome dela já diz tudo, não é? Primavera! Basta essa estação dar o ar da graça, que essa trepadeira começa a emprestar sua floração exuberante e seu lindo colorido para gente!”, comemora Tita. As buganvílias são da família Nyctaginaceae, nativas da América do Sul, essas angiospermas recebem vários nomes populares, como primavera, três-marias, sempre-lustrosa, santa-rita, ceboleiro, roseiro, roseta, riso, pataguinha, pau-de-roseira e flor-de-papel. São encontradas nas cores branca, roxa, rosa claro, pink, vermelha, amarela, laranja, simples ou com duas cores.

Essa flor pode ser cultivada como trepadeira, apoiada em muros ou cobrindo pergolados, quanto como arvoreta, já que se “espalha” bastante, e precisa de podas frequentes. “Se for plantar em vasos, escolha um com boa drenagem (com muitos furos embaixo). Ela ama sol, um solo bem drenado ( rico em areia, composto orgânico e terra), com pouca rega. Deve-se ter só cuidado com o local escolhido para o plantio, pois ela possui espinhos ao longo de todos os galhos. Adoram climas amenos e o calor do verão”, explica.