Arquitetura Brasileira chega a quarta edição

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A noite de autógrafos da quarta edição do livro Arquitetura Brasileira, produzido pela Portobello, empresa de revestimentos cerâmicos, reuniu na noite nesta quarta-feira (26) na Livraria Cultura, do Paço Alfandega, interessados no assunto, clientes e amigos. No evento, estavam presentes ainda os escritórios de arquitetura do Nordeste que tiveram projetos retratados na obra: Gama Arquitetura, de Recife, e Sandra Moura Arquitetura, de João Pessoa.

Os projeto do Gabriel Barcelar Corporate, em Recife, e Terra Brasilis Caruaru, em Caruaru, foram os projetos da Gama Arquitetura escolhidos para compor o livro. A primeira configurada para que todas as fachadas fossem tratadas como principais e revestimento que forma um pórtico ao contrastar o prata e o preto, criando um interessante jogo de elementos claros e escuros. Já o Terra Brasilis Caruaru chama atenção pelo pela proposta de amplos apartamentos com flexibilidade de layout e sua altura imponente – ao todo são 45 pavimentos.

Já a arquiteta Sandra Moura escolheu o projeto do restaurante Nau – frutos do mar, localizado em Brasília. A ideia era transformar a ida ao restaurante numa experiência única e, para isso, ela desenvolveu um projeto inovador que foi inspirado no desenho diferenciado da folha da palma – uma planta presente no sertão brasileiro. Apropriando-se da plasticidade do concreto, foi criado um contraste ao inserir uma trama de aço corten envolvendo o corpo principal do edifício.

O livro, que já foi lançado em Florianópolis, Rio de Janeiro e Goiânia, pode ser baixado gratuitamente no Ipad, pela Apple Store, no APP IPortobello Plus, ou ser adquirido no site da Editora Magma: www.editoramagma.com.br, por R$ 80,00. Toda a renda arrecadada com a venda do livro será revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE ), de Tijucas – SC.