Exposições que reconstroem a memória familiar

As comemorações dos 10 anos da Arte Plural não param. Desta vez, as memórias familiares serão o foco de duas exposições que combinam fotos e conteúdos audiovisuais ao afeto e alegria das recordações. As mostras Memorabilia, de Cláudia Jacobovitz, e Para Poder Te Olhar, de Yeda Bezerra de Mello estão expostas separadamente, mas se relacionam pela similaridade do tema. Com curadoria de Maria do Carmo Nino, a exposição segue até 1° de agosto, com entrada franca.

Composta por 30 imagens, Em Memorabilia retrata as histórias e os lugares percorridos pelos avós poloneses de Cláudia Jacobovitz, que migraram para Recife em 1927. Além de refazer os caminhos traçados pela família, as fotos também relembram locais que o casal gostaria de ter passado, mas não tiveram a oportunidade de concretizar. Para fazer o trabalho, a artista viajou para à Polônia e Israel para produzir as imagens. Além disso, colheu fotos antigas e as colou em lugares significativos, como a casa onde a avó cresceu, na Polônia; o trem no qual os familiares dela embarcaram para os campos de concentração; o Muro das Lamentações, em Israel (os avós eram judeus); entre outros.

Já em Para Poder Te Olhar, Yeda trabalhou em cima das memórias da mãe, falecida há alguns anos. Com as fotos, fez trabalhos de pintura, crochê, sobreposição de imagens e outros processos que deu vida a 17 peças. Na vernissage, Yeda lançou um livro com as fotos, também batizado Para poder te olhar. As imagens são acompanhadas de textos, feitos por amigos da artista. A tiragem é de mil exemplares e os interessados poderão adquirir na Arte Plural.

Para complementar e tornar mais dinâmica a exposição, as artistas realizaram produtos audiovisuais. Yeda apresenta um vídeo de dois minutos com as imagens trabalhadas da mãe, e Cláudia filmou a passagem das imagens pelos lugares dos avós em um vídeo de quatro minutos. Ambos estarão à disposição do público no andar superior da galeria.

Exposições “Memorabilia” e “Para Poder Te Olhar”

Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife – Recife
Funciona até 1° de agosto de terça a sexta, das 13h às 19h | sábados, das 16h às 20h
Entrada franca
Informações através do (81) 3424.4431