Marchetaria oferece um toque de arte aos ambientes

Mesa feita pela AD Móveis com a técnica de marchetaria para o projeto da Joalheria Design das designers Adriana Scartaris e Semara Brito (Foto: Silvia Celani/Divulgação)
Mesa feita pela AD Móveis com a técnica de marchetaria para o projeto da Joalheria Design das designers Adriana Scartaris e Semara Brito (Foto: Silvia Celani/Divulgação)

A marchetaria é uma técnica de montar, incrustar ou aplicar peças recortadas de madeira utilizando suas cores, veios e traços naturais para compor desenhos e figuras, garantindo versatilidade na decoração. O que muita gente não sabe é que é possível personalizar peças utilizando as lâminas pré-compostas Alpi, preservando o meio ambiente, pois são produzidas com madeira de reflorestamento.

O apelo vintage da marchetaria nas peças valoriza todos os estilos de projetos, criando ambientes carregados de história e identidade. Esta técnica pode ser vista no projeto Joalheria Design das designers Adriana Scartaris e Semara Brito, que está na Casa Cor São Paulo, onde foi aplicada pelos marceneiros da AD Móveis nos tampos das mesas, em um desenho semelhante ao do piso.

Diferente dos projetos tradicionais de marchetaria, feitos com pedaços de madeira, na criação destas peças, as profissionais escolheram as lâminas Alpi nos padrões Noce e Patinado Bege Quartier. Segundo Adriana Scartaris e Semara Brito, este recurso ofereceu o diferencial do “feito à mão”, que é uma forte tendência. “Além de oferecer um acabamento perfeito, as lâminas são mais maleáveis e facilitam o trabalho do mestre marceneiro. Foi uma experiência muito interessante resgatar a técnica da marchetaria e editá-la para os dias de hoje. Já estamos especificando em outros projetos do escritório, pois a excelente marcenaria já acostumada com a qualidade dos produtos Alpi da Sayerlack também é minha parceira há anos”, destaca Adriana.

Confira estes acabamentos na Casa Cor São Paulo 2015: Jockey Club – Av. Lineu de Paula Machado, 875 – Cidade Jardim/ São Paulo. De 26/05 a 12/07 das 12h ás 21h30 de terça a sábado e das 12h ás 20h aos domingos e feriados.