LED é aliada na redução do consumo de energia elétrica

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em tempos de bandeiras vermelhas nas tarifas de luz e alta na conta ao final do mês, muitos consumidores buscam alternativas para adequar o consumo ao orçamento familiar. Uma das principais aliadas no combate ao desperdício de energia elétrica é a lâmpada de LED. De acordo com a empresária Cristina Almeida, à frente da AC|Luz, empresa especializada em soluções de iluminação que está há mais de 20 anos no mercado pernambucano, o uso de lâmpadas de LED pode gerar uma economia de até 85% no valor da conta de luz mensal, em comparação com as lâmpadas incandescentes comuns. “Além da economia, as lâmpadas de LED são 100% recicláveis e não possuem mercúrio, chumbo, gases ou outras substâncias nocivas à natureza em sua composição”, explica Cristina.

Criada na década de 90 pelos físicos japoneses, ganhadores do Prêmio Nobel de Física 2014, Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura, a lâmpada de LED é constituída de um emissor de luz azul de diodo que, combinado aos LEDS vermelhos e verdes já existentes, possibilitou a criação de uma luz branca mais duradoura e eficiente do que as já conhecidas no mercado. “Para efeito de comparação, uma lâmpada incandescente comum tem vida útil de mil horas; já uma LED pode durar até 50 mil horas”, afirma.

De acordo com Cristina, além do ganho econômico com a efetiva diminuição da conta de luz, a lâmpada de LED ainda traz mais segurança no seu manuseio. “Por não emitir radiação, como as lâmpadas mais comuns, a LED é ideal para utilização em construções históricas e centros cirúrgicos. Ela também não oferece riscos de choque, pois trabalha com baixa tensão; podendo ser aplicada com segurança em áreas molhadas como piscinas e banheiros”, completa Cristina Almeida.

Serviço:
AC|Luz
Avenida Domingos Ferreira, 1274, loja 07, Shopping da Decoração, Boa Viagem
Fones: (81) 3326-0706/ 3466-7491