Mamulengos são tema da XV Fenearte

BaseEspetáculos espontâneos e populares capazes de divertir e educar, os mamulengos serão o tema da XV Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). Nesta edição, por conta da Copa do Mundo, o maior evento do segmento na América Latina tem início na quarta-feira (02/07) e segue até o sábado (12/07), no Centro de Convenções de Pernambuco. Cinco mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, do Brasil e de 40 países se unem para apresentar a diversidade de seus estilos e tradições em 800 espaços, numa área total de 29 mil m².

Coletiva realizada nesta quarta-feira (25) apresentou a feira deste ano (Foto: Daniela Nader/Divulgação)
Coletiva realizada nesta quarta-feira (25) apresentou a feira deste ano (Foto: Daniela Nader/Divulgação)

Com assinatura de Carlos Augusto Lira Arquitetos, a planta da Feira mantém a lógica do labirinto com passagens que permitem a livre circulação dos visitantes, facilitando a saída de quem estiver no pavilhão por todos os portões. A cenografia será valorizada por 150 pipas de chita no hall de entrada, além de um mamulengo gigante que dará as boas vindas aos visitantes. No Mezanino estará localizada a oitava Galeria dos Reciclados com curadoria do designer Ticiano Arraes. Este ano, a cenografia do espaço será inspirada no teatro de mamulengos, que servirá de moldura para a exposição das 50 obras selecionadas.

Uma das novidades desta edição é a exposição Mamulengos – Um povo em forma de bonecos – com curadoria e cenografia do pesquisador e ator Fernando Augusto Gonçalves, do Mamulengo Só-Riso. A mostra vai contar a história dos mamulengos, desde sua origem até o processo de reconhecimento como Patrimônio Cultural do Brasil.

Outra novidade será a mostra intitulada “O Alto do Moura na Copa”, localizada no piso superior do pavilhão, que reúne peças de barro confeccionadas por 180 artesãos da comunidade, em Caruaru, todas alusivas ao Mundial.  Na área externa do Centro de Convenções, na entrada principal e ao lado do Programa Chapéu de Palha, funcionará um espaço diferenciado com destaque para cultura hidropônica, valorizado por uma horta vertical.

 

www.fenearte.pe.gov.br