Thina Cunha expõe no BArte Galeria Virtual

Raízes e formas inspiraram a artista plástica Thina Cunha em sua nova exposição “Desthinações”, que retrata pescadores, caranguejos e outras figuras que habitam os rios e os manguezais. Com curadoria da marchand Beth Araruna, o trabalho inédito marca o lançamento do projeto BArte Galeria Virtual, que propõe um novo conceito de exposição, podendo ser apreciada tanto no ateliê físico do artista como numa galeria virtual, acessível ao mundo inteiro.

 

A abertura da mostra será no dia 28 de maio, às 19h, em evento para convidados, e segue para visitação até o dia 29 de julho, no ateliê da artista, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. 

A artista plástica norte-americana, naturalizada brasileira, transfere para suas obras e objetos toda a inquietação que lhe inspira, refletindo, assim, sua interação constante com o ambiente que a cerca. 

Desthinações inclui 100 obras, sendo 30 quadros, 30 esculturas grandes, 20 relevos e 20 esculturas pequenas. A base de estudo para a exposição é o mangue. Em muitos de seus quadros, a artista aproveitou materiais recicláveis, como arames, copos de plástico e garrafas PET, que amassados e pintados se transformaram em figuras da fauna e flora encontradas nos mangues. As maiores telas medem 2×2 metros e há um caranguejo de três metros de diâmetro. 

Entre as referências de Thina Cunha estão as cores e o traço forte de Portinari, os retratos do povo feitos pelo argentino-baiano Carybé, as figuras e abstrações do equatoriano Guayaçamirim, além da arte contemporânea e os textos de Lygia Pape, Agnaldo Farias e José Resende. “São obras que provocam minha admiração e me inspiram a mostrar nossa cultura em uma linguagem mais abstrata. A universalidade do mangue ocorre em diferentes cidades, mas foi o Recife, onde vivo, meu local de estudo. Por isso minha obra também tem fortes influências de Josué de Castro, do movimento Manguebeat e de João Cabral de Melo Neto”, diz Thina. Um dos quadros dela, inclusive, ganhou o nome de Cão sem Plumas, famoso poema de João Cabral.

Exposição Desthinações, de Thina Cunha
Vernissage: Dia 28 de maio, às 19h
Período da exposição: De 29 de maio a 29 de julho de 2013
Local: Ateliê de Thina Cunha
Rua Guarabira, 215, Boa Viagem, Recife/PE
Horários de Funcionamento: horário comercial

www.barte.com.br

 

 

 

 

 

About Redação