O barroco sob o olhar de Rildo Moura

Em resgate a um estilo arquitetônico exulberante e repleto de excentricidade, o fotógrafo Rildo Moura dá continuidade ao trabalho de catalogação do movimento barroco em Pernambuco e lança o livro “Igrejas Barrocas de Olinda”. O evento de lançamento da publicação acontece na Livraria Cultura, na terça(04). A obra reúne imagens de templos e santuários da Cidade Alta, num trabalho voltado para a divulgação e difusão do patrimônio artístico, religioso e cultural do Estado.

Para montar o ensaio, Rildo selecionou oito igrejas do sítio histórico de Olinda, num trabalho de sondagem que começou em 2009. Entre os templos religiosos, estão o Mosteiro de São Bento, com seu rico mobiliário e altar totalmente folheado a ouro; Igreja do Carmo, a mais antiga da Ordem das Carmelitas nas Américas, entregue à população este ano depois de um período de 17 anos de obra; e Igreja do Amparo, com seus azulejos portugueses seiscentista, descoberto na última restauração, em 1992.

Foram feitas fotos de fachadas, talhas, naves, imagens sacras, mobiliário e arquitetura dos prédios e sacristias. Os murais nos tetos e os belíssimos painéis de azulejos ganham realce graças à habilidade do fotógrafo de jogar com as sombras, luzes e cores, apenas com o uso da iluminação natural. “A minha intenção é mostrar para os pernambucanos o nosso patrimônio cultural e sensibilizá-los para uma maior valorização e preservação”, conta Rildo.

O livro sai pela gráfica Santa Marta e conta com o apoio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e do Ministério da Cultura, fazendo parte do programa cultural Lei Rouanet de incentivo à cultura.

O fotógrafo – Rildo Moura começou a fotografar, em 1986, como um hobby. A partir de 2000, passou a investir mais seriamente na carreira, tendo participado de grupos de fotografia e mostras coletivas, como o Paspatu e o Café Tortoni (SP). Hoje, faz parte da seção pernambucana da Associação de Fotógrafos – Fototech. É autor dos livros “Teatro de Santa Isabel – Guia fotográfico” (2008), “Cores do Maracatu” (2010), “O Povo do Barro” (2011) e “Igrejas Barrocas do Recife” (2011).

Lançamento do livro “Igrejas Barrocas de Olinda”, de Rildo Moura;
Dia 4 de dezembro, às 19h
Livraria Cultura – Paço Alfândega, Rua Madre de Deus, s/n, bairro do Recife
Preço: R$ 40
Informações: (81) 2102.4033