Saiba onde encontrar os melhores objetos

Quem estiver de passagem pela Região Metropolitana do Recife, e quiser conferir o melhor do artesanato pernambucano, não pode deixar de passar por alguns lugares que são referência. A Casa da Cultura, no bairro de Santo Antônio, os mercados populares, a Feira do Bom Jesus e a Feira de Boa Viagem, todos no Recife; o Alto da Sé, o Mercado da Ribeira e o Mercado Eufrásio Barbosa, ambos em Olinda, são os destinos mais procurados na hora de adquirir peças dos artesãos do Estado.

EM RECIFE

Casa da Cultura
O lugar é o maior centro de artesanato pernambucano alojando peças do litoral ao sertão. Lá é possível encontrar opções em barro ou cerâmica, imagens sacras em terracota e madeira, peças em couro e bordados em geral para cama, mesa e banho, confecções em renda renascença, e em algodão natural, redes, mantas e uma infinidade de produtos. No espaço já funcionou a Casa de Detenção do Recife, construída em 1848. Em 1867, o prédio foi revitalizado e considerado, na época, o mais moderno modelo de penitenciária. O edifício apresenta o formato de cruz, e é composto por quatro raios correspondentes aos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste), todos com três pavimentos, que confluem para um saguão central, coberto por uma cúpula metálica, o Mirante.

Rua Floriano Peixoto, s/nº – Santo Antônio, Recife – PE
Fone: (810 3224.0557 | 3224.4017

Mercado de São José
Localizado no centro do Recife, este é um dos mercados públicos mais antigos da cidade. Além de ser um dos locais de referência para o artesanato pernambucano. Lá é possível encontrar de tudo um pouco, desde alimentos até peças de barro, couro, palha, camisa e demais souvenires típicos da cultura pernambucana. O espaço foi construído em 1871 e passou a atender a população recifense que ia em busca dos mais diversos insumos, principalmente peixes e frutos do mar.

Praça Don Vital, São José, Recife /PE
Fone: (81) 3424.4681

Feirinha de Boa Viagem

Esta é uma das feiras de rua mais antigas de Brasil e fica localizada bem perto da beira mar de boa viagem. O lugar conta com mais de 200 barracas que oferecem artigos como bordados, vestuário, calçados, suvenires, além de comidas típicas. O pátio, que fica próximo a igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, serve também de palco para apresentações de artistas de rua.

Praça de Boa Viagem, Boa Viagem, Recife/PE

Feira do Bom Jesus
Sempre aos domingos, na rua do Bom Jesus que também já foi conhecida como rua dos judeus, a feirinha é um dos principais pontos para aqueles que quiserem adquirir o artesanato recifense e olindense. As barracas ficam espalhadas por toda a rua e pela Praça do Artesanal. Lá é possível encontrar peças decorativas, bijouterias, bordados, tecidos, roupas, esculturas, e toda a diversidade de peças preduzidas pelos artesãos locais.

Rua do Bom Jesus, s/nº, Bairro do Recife – Recife / PE

EM OLINDA

Mercado Eufrásio Barbosa
Construção datada dos séculos XVII e XVIII, que abrigava a primeira Casa da Alfândega de Pernambuco, o local foi, entre 1894 e 1960, a Fábrica de Doces Amorim Ltda. Possui uma planta retangular, em plano único, em alvenaria de tijolos. Lá é possível encontrar quadros, esculturas de madeira e demais peças do artesanato olindense.

Localização: Av. Joaquim Nabuco, s/n, Varadouro, Olinda
Fone: (81) 3429.3599

Mercado de Artesanato
Localizado no Alto da Sé, o espaço abriga lojistas e artesãos que ficavam instalados na lateral da Caixa D´Água. Lá, os visitantes podem ter acesso, ainda, à vista do Horto Del Rey, segundo horto botânico mais antigo do Brasil. Além disso, pode-se adquirir várias peças de artesanato como esculturas, lembrancinhas, camisas, bonecos de barro entre outras opções.

Rua Bispo Coutinho de Baixo, Alto da Sé, Sítio Histórico de Olinda

Mercado da Ribeira
Construído no final do século XVII e início do século XVIII, o Mercado da Ribeira é uma edificação característica do Brasil colonial. Possui piso em tijolaria, dois alpendres com pilastras e um batente em pedra portuguesa. Lá funcionam galerias de artesanato, oficinas de entalhadores, gravuras e pinturas.

Rua Bernardo Vieira de Melo, s/n, Ribeira, Sítio Histórico de Olinda