Ibanez Razzera recria a madeira

Cadeira Boba (foto: divulgação)

Presente no mercado moveleiro há 24 anos, o designer Ibanez Razzera sabe como transformar a madeira em verdadeiras obras de arte. Entre as novidades do seu trabalho está a linha Stuck, que são móveis produzidos com descarte de madeira, sobras que antes iriam para o forno de uma olaria e, agora, transformadas em filetes e coladas em forma de painel, se transformaram em mesas de centro, base de mesa de jantar, bancos, aparadores e banquetas.

É assim que surgiram peças como a mesa de centro Sambaqui e Jurere, a mesa lateral Jurere e o banco Rud. “A madeira sempre tem sido minha matéria-prima nos projetos. Meu trabalho atual tem sido descobrir e explorar o desenho, a textura, e até os defeitos de madeiras consideradas menos nobres, vindas de reflorestamento, e usá-las sem a interferência de cores ou acabamentos externos”, diz Ibanez.

Mesa de Centro X (foto: divulgação)

Há também uma Mesa Lateral X desenvolvida no formato da letra e em madeira jatobá, que pode ser usado em salas, livings ou qualquer ambiente. Para os que gostam de cadeiras, a Jet, a Duue e a Vitto, todas em madeira de jequitibá. Já a cadeira Boba e a poltrona Klee já pedem uma decoração mais sofisticada. 

Cadeira Jet (foto: divulgação)

Para 2012, mais novidades estão sendo desenvolvidas pelo designer, que para produzir suas próximas peças faz um intenso estudo sobre as tendências e se inspira nas mais diversas fontes possíveis. “Olhar ao redor, analisar o resíduo industrial, pensar no desperdício da matéria-prima, valorizar técnicas construtivas esquecidas ou em desuso têm sido minha alegria e fonte de interesse nos meus últimos trabalhos”, conclui.

www.quintue.com.br